Buscar
  • Pride Saúde Integrada

A importância da PEP


A Profilaxia Pós-Exposição de Risco ou PEP, é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ela consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.


Ela deve ser usada após qualquer situação que exista possibilidade de contágio, eventos como, violência sexual, relações sexuais sem o uso de camisinha (ou se houver rompimento da camisinha), ou acidentes de trabalho (enfermeiros, médicos etc.), após esse possível contato, a pessoa deve procurar ajuda médica imediata, preferencialmente até 72h após o evento.


A duração da PEP é de 28 dias e durante esse tempo a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde para verificar se os remédios estão tendo efeito no organismo do paciente. A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS e pode ser solicitado por qualquer pessoa. É importante ressaltar que a PEP não serve como uma substituta do uso da camisinha, quando a questão é saúde, toda medida profilática é bem-vinda.

.

.

.

Texto por: @pedromedeiro_

#saude #PEP#prevenção #SUS #soropositivo #hiv #importante #conhecimento #amor

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo