Buscar
  • Pride Saúde Integrada

MÊS DO ORGULHO LGBTQIAP+


Amanhã entramos no mês do orgulho LGBTQIAP+ e gostaríamos de mobilizar algumas reflexões:


Por qual motivo é celebrado no mês de Junho?


No dia 8 de junho de 1969, Stonewall Inn, Greenwich Village, Estados Unidos, gays, lésbicas, travestis e drag queens enfrentaram policiais e iniciaram uma rebelião que lançaria as bases para o movimento pelos direitos LGBT nos Estados Unidos e no mundo.


Teve duração de seis dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que rotineiramente promovia batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque.


Uma das consequências de Stonewall foi a criação de dois grupos que desempenharam um papel importante na história do movimento LGBT: o Gay Liberation Front (GLF) e o Gay Activists Alliance (GAA).


E, com isso, o mês de junho foi designado como mês do orgulho.


Mas, por que orgulho? Orgulho porque ser LGBTQIA+ durante toda a história da humanidade era motivo de cadeia, morte, castração química, humilhação pública, espancamento, internação em clínicas psiquiátricas, expulsão do seio familiar, vergonha, tortura, estupro, fuzilamento e total descredibilização e invalidação de seu ser.


Orgulho porque hoje somos mais fortes, mais unidos e protagonistas de nossa história. A luta ainda é grande, mas ninguém soltará a mão de ninguém. Orgulhe-se conosco!


E se a sociedade não concordar com seu orgulho, leve-a a refletir: “Por que é que, culturalmente, nós nos sentimos mais confortáveis vendo dois homens segurando armas do que dando as mãos?” (Ernest Gaines)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo