Buscar
  • Pride Saúde Integrada

PSICOTERAPIA BREVE-FOCAL


Dando continuidade a nossa série de abordagens, hoje é dia de conhecer as lentes de nosso querido Maurício:


A psicoterapia breve focal trata-se de ajudar o paciente, a encarar os diversos conflitos predominantes que determinam variados quadros na psicopatologia psicodinâmica.


Através dela é possível experimentar uma nova vivência de uma situação conflitiva.


As intervenções do terapeuta favorecem as associações e permitir tomadas de consciência.


O foco da psicoterapia breve focal é estabelecer quais são os conjuntos de sintomas dos conflitos que devem ser modificados e que causarão melhorias no paciente.


É verificar na situação-problema o que esta na interface dos conflitos e focalizar.


Através dela procuramos entender a "situação-problema-psicológico", que impede um desenvolvimento adequado ao paciente no seu atual contexto. Ela é breve focal porque contribui para tornar mais efetiva a atividade terapêutica, em função de metas selecionadas e em uma terapia de duração limitada.


Ao mesmo tempo, ligado ao motivo da consulta, existe um conflito nuclear exarcebado, o qual se insere em uma situação grupal especifica.


Nossa proposta é a superação dos sintomas e problemas atuais, através de insight mais cognitivo de modo que possa enfrentar mais adequadamente as situações que são conflitivas e recuperar a capacidade de autodesenvolvimento e também a recuperação da autoestima e aquisição da consciência do problema.


E aí, o que acharam?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo