Buscar
  • Pride Saúde Integrada

Quais são os sinais de sífilis?


Causada por bactéria, a sífilis é uma IST transmitida por meio do sexo oral, anal ou vaginal. Antiga, a doença é considerada uma das mais graves entre as infecções sexualmente transmissíveis já que torna os pacientes mais propícios ao desenvolvimento de HIV.


Dividida em fases, essa IST tem sintomas próprios para cada uma delas. No estágio primário, ela causa uma ferida pequena, firme e indolor, que ocorre no local onde a bactéria penetrou o organismo; também pode haver inchaço nos gânglios próximos à área de infecção.


Na fase secundária, podem ocorrer sintomas como erupção cutânea que não coça, nas palmas das mãos ou solas dos pés; cansaço; dor de garganta e de cabeça; além de inchaço nos gânglios linfáticos.


Depois desse estágio, ocorre a sífilis latente, caso os sintomas tenham cessado sem que a IST tenha sido tratada. O quarto estágio, chamado de sífilis terciária, é raro, mas pode trazer complicações graves para os pacientes e até levar à morte. Os danos causados pela doença podem atingir o coração, o sistema nervoso, o cérebro, as articulações e outras partes do corpo.


A prática de sexo seguro, com o uso de preservativos, é a melhor forma de evitar o contágio por infecções sexualmente transmissíveis. O contato com feridas e fluidos corporais de pessoas infectadas também deve ser evitado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo